terça-feira, 16 de junho de 2009

TORTA DE MORANGO





Ingredientes da massa:
1 pacote de biscoito maisena
4 colheres de sopa de creme vegetal (margarina sem leite)
.
Triturar o biscoito até virar uma farinha. Misturar a farinha do biscoito com o creme vegetal até formar uma massa homogênea. Forrar a massa num tabuleiro de forma retirável ou num refratário, e levar a massa ao forno médio/alto, cerca de 210º C, por 15 min ou até ficar dourada.
.
Ingredientes do creme branco:
500ml de leite de soja (usei o da Yoki especial para receitas, de embalagem azul marinho)
1/2 xícara de açúcar
1/3 de xícara de maisena
algumas gotas de essência de baunilha
.
Dissolver a maisena no leite de soja e no açúcar e em seguida levar ao fogo, cozinhando até o creme engrossar e ficar com consistência de mingau. Desligar o fogo e deixar esfriar separado.
.
Ingredientes da calda de morango:
1 caixinha de morangos
1/2 xícara de açúcar
1/4 de xícara de água
.
Cortar os morangos em cubos, levar ao fogo com o açúcar e a água, cozinhando até ferver. O ponto é quando a calda já está bem vermelha.
.
Montagem:
Colocar o creme branco sobre a massa, em seguida colocar a calda de morango por cima e decorar com morangos, levar à geladeira por algumas horas e servir.
.
Essa torta ficou maravilhosa. Sem precisar de nenhum ingrediente de exploração animal e fácil de preparar. Além de ficar linda.
.
OBS: Essa receita é uma adaptação da receita da Isabel do orkut. =)
.
Bom apetite a todos! ;)

9 comentários:

Leandro disse...

ahh
sabia que viria algo pra eu morrer de vontade!
essa entra na listinha de próximos testes com certeza! =9

parabéns tati, ficou bem bonita e deve ter ficado muito boa!

Alê disse...

nossa, eu sempre fico aqui babando nas suas receitas! só que nunca tenho sorte e sempre sai uma meleca. :(
fiquei com vontade...
parabéns! :D

Ricardo Correa disse...

uai fui comprar a bolacha e constava que tinha traços de leite?

. disse...

Ricardo, as empresas são obrigadas a informar nas embalagens que os produtos foram processados em máquinas que tb processam produtos que contenham leite, por causa das pessoas que possuem alergia, mas isso não quer dizer que o produto leve leite em sua composição, pois quando possui na composição eles informam na listagem dos ingredientes.

E a maioria dos produtos possui essa observação, porque, obviamente, as empresas não são veganas. Infelizmente, no mercado ainda não há nenhuma marca de biscoitos que seja estritamente vegana, pelo menos que eu tenha conhecimento.

Inclusive, quem tem intolerância à lactose pode consumir os produtos que não possuem leite nos ingredientes, mas que tem esse aviso de "pode conter ou contém traços de leite".

José Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isa disse...

Ah que linda! Não tinha visto que tinhas feito! Que bom que gostase! :)

íris disse...

muito legal o blog! fiz essa receita e está aprovadíssima!

Obscure Beauty disse...

Olá!

Tenho a dizer que vou aproveitar parte da sua receita para fazer um cheesecake (que eu costumava fazer com natas e iogurtes de origem animal só que agora estou a tentar diminuir o uso desses produtos na minha cozinha). Então, acha que eu poderia trocar a farinha por agar agar? Por acaso não sabe as porporções?

Muito obrigada pela atenção e por todas as suas receitas muito inspiradoras! Nunca pensei cozinhar com a consciencia tão leve.

Marta

Anônimo disse...

Olá,amei a receita, mas fui verificar no rótulo do biscoito de maisena da marca citada e observei que contém traços de leite.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...